Discurso de posse do Presidente José Márcio Machado de Oliveira Lara​

“A felicidade, evasiva para aquele que a procura, vem sem esforço àquele que serve” Estas palavras foram proferidas no início do século passado pelo Companheiro Paul Percy Harris, fundador do Rotary International.

Tudo o que pudermos dedicar e fazer pelo Rotary será pouco, em face do que ele proporciona a cada um de nós rotarianos, à nossa comunidade e à humanidade. Por isso, recebi minha indicação para presidente do Rotary de Itaúna com muita alegria, mas também com muita surpresa.

O que é preciso para transformar o mundo? Nós, os mais de 1,2 milhão de rotarianos em todo o mundo, acreditamos que é preciso DAR DE SI ANTES DE PENSAR EM SI.

O Rotary transforma vidas, CONECTA o mundo.

O Conselho Diretor do Rotary International adotou em 2017 uma declaração de visão muito interessante e legítima. Ela diz que “Juntos, vemos um mundo onde as pessoas se unem e entram em ação para causar mudanças duradouras em si mesmas, nas suas comunidades e no mundo todo.”

Esta frase simples mostra muito do nosso essencial em Rotary:

Nós nos unimos porque sabemos que juntos somos muito mais fortes do que sozinhos. Entramos em ação porque não somos sonhadores, mas sim agentes de transformação. Trabalhamos para criar mudanças sustentáveis que perdurarão por muito tempo, em todo o mundo e em nossas comunidades, mesmo quando não estivermos mais envolvidos. E talvez o mais importante, trabalhamos para criar mudanças em nós mesmos – não apenas construindo um mundo melhor à nossa volta, mas nos tornando pessoas melhores.

Temos grandes desafios, temos muito trabalho pela frente neste novo ano rotário que se inicia.

Precisamos urgentemente de novos companheiros, de instigar aqueles que ainda não fazem parte da Família Rotária, a estar do nosso lado para somar forças.

Precisamos desenvolver projetos para a nossa comunidade, que se aprovados pela nossa Fundação Rotária, serão totalmente financiados por ela.

Precisamos nos envolver ainda mais com o Programa de Intercâmbio de Jovens, que é umas das pérolas do Rotary, um programa que transforma positivamente as vidas dos jovens participantes.

Precisamos despertar o interesse dos jovens a participar dos Interacts e Rotaracts Clubes, que são verdadeiros celeiros de novos rotarianos.

Precisamos continuar firmes na nossa luta para a erradicação da pólio no mundo. O governador do nosso distrito, Paulo Lima, que agora toma posse, já nos pediu que hoje mesmo já anunciássemos aqui o nosso apoio à Campanha de Multivacinação Nacional que acontecerá entre os dias 5 a 23 de agosto próximo, sendo 17/08 o dia D.

E junto com todas estas ações, continuarmos a exercer o nosso alegre, saudável e prazeroso companheirismo, que é um dos pilares do Rotary.

Conto com o apoio irrestrito do meu Conselho Diretor que hoje toma posse, bem como de todos os companheiros para juntos ajudar o Rotary transformar vidas e CONECTAR O MUNDO.

Citando mais uma vez o nosso fundador Paul Harris, “Rotarianos são muito mais propensos à ação que às palavras” finalizo agradecendo a Deus, à minha família e a todos vocês companheiros e companheiras pela confiança em mim depositada, e também pelo carinho e apoio. Assim espero desempenhar com bom senso e equilíbrio a minha nobre missão como presidente do nosso Rotary de Itaúna.

Conto com vocês!

Muito obrigado!