ROTARY DE ITAÚNA SE MOBILIZA PARA ATENDER DEMANDA DE ITAUNENSES

CHUVAS ASSOLAM MINAS GERAIS E DEIXAM CENTENAS DESABRIGADOS EM ITAÚNA.

“O Rotary é uma força de integração num mundo onde as forças de desintegração estão prevalecendo, esse é o nosso papel, a nossa missão, integrar as forças do mundo” Paul Percy Harris.

ROTARY DE ITAÚNA (MG), fundado em 17 de abril de 1965, iniciou no último dia 08 de janeiro de 2022 uma grande campanha para arrecadar alimentos, roupas, sapatos, itens de higiene pessoal e material de limpeza para atender os desabrigados/desalojados pelas fortes e recorrentes chuvas que assolaram nossa cidade desde a última semana.

As fortes chuvas começaram no dia 06/01/2022 e no dia 08/01/2022 eram visíveis os grandes prejuízos que teríamos: centenas de casas comprometidas, população desalojada, ruas estragadas, comunidades rurais ilhadas, falta de energia e água potável em alguns pontos da cidade, dentre inúmeros outros problemas.

Começamos rapidamente uma grande campanha nas redes sociais. Unimos forças com o empresariado local e em poucas horas foram arrecadados mais de 200 colchões, centenas de quilos de roupas e dezenas de cestas básicas; além de valores via PIX.

Durante toda a semana – e registramos uma longa semana de chuvas permanentes e em grandes índices pluviométricos – as doações aumentaram muito. Conseguimos encher de donativos o Poliesportivo JK (Juscelino Kubitschek), cedido pelo Município para receber as doações. Os voluntários apareceram a cada dia para auxiliar na montagem de cestas básicas, kits de limpeza e separação das roupas e sapatos.

O Rotary de Itaúna foi o primeiro a chegar ao local com as doações, no domingo, e permanece no local até o momento, diuturnamente, coordenando a separação dos itens recebidos e organizando os donativos. Não paramos de trabalhar por um minuto sequer. Diligenciamos sempre em busca dos itens que começam a faltar. Nossas redes sociais e nossos contatos pessoais não param.

A população necessitada, diretamente ou através de parentes, se dirige ao Poliesportivo JK para recolher o que precisa. O cadastro e a entrega dos itens são realizados pela Prefeitura Municipal através da Assistência Social, que também se encontra no local desde o último domingo.

Entre rotarianos e familiares, mais de cinquenta integrantes da família rotária se desdobram para auxiliar os necessitados desde o último domingo; cada um atuando como pode: seja na doação de itens, seja buscando os donativos em pontos diversos da cidade, seja captando recursos ou auxiliando na parte burocrática da campanha e de sua divulgação.

O auxílio e as doações chegam de diversas partes da cidade. Recebemos itens de um cidadão que foi atingido pelas chuvas – perdendo o muro de sua residência – bem como caminhões de alimentos e colchões de empresários diversos.

Ainda não conseguimos levantar números. Mas certamente já recebemos algumas toneladas de roupas e sapatos, muitas centenas de cestas básicas, centenas de kits de limpeza pesada e higiene pessoal, muitas e muitas dezenas de colchões. Fraldas infantis, geriátricas, brinquedos e móveis. Itens diversos para ajudar o próximo.

As zonas rurais, até então ilhadas e sem fácil acesso, receberam em suas casas os alimentos e outros donativos por intermédio de empresários e jipeiros que colocaram seus 4×4 na lama para atender os mais necessitados. A população civil se organizou e viu o quanto é capaz de auxiliar o próximo.

Recebemos doações via PIX de inúmeras pessoas. Conhecidos, desconhecidos, itaunenses ou não. Rotary´s clubes de outros estados nos fizeram doações. Estamos apenas recebendo aquilo que a credibilidade mundial de nosso Rotary inspira.

Com os valores arrecadados vamos comprando os itens na medida em que surge a necessidade, desde itens para completar kits de higiene, a embalagens para cestas básicas.

Como rotarianos, sempre agimos com muita ética e seriedade. Não somos uma instituição beneficente. Não temos partido político ou religião. Somos um clube prestador de serviços reconhecido mundialmente por nosso compromisso social. Somos uma rede de companheirismo que conta com mais de um milhão e duzentos mil associados em todo o mundo.

Não conseguimos – e diante do grande número de pessoas físicas e jurídicas – nem podemos agradecer nominalmente cada um daqueles que nos auxiliou a ajudar o próximo. Desta forma, agradecemos de modo geral a cada companheiro rotariano e a cada cidadão pela doação e apoio à nossa campanha em prol de quem necessita.

O trabalho continua. Ainda recebemos doações via PIX e o Poliesportivo ficará aberto durante todo o final de semana. E não descansaremos enquanto pudermos ajudar.

São lemas maiores em Rotary, preceituados por nossa Instituição desde 1.905: “Dar de si antes de pensar em si” e “Mais se beneficia quem melhor serve”.

Sem dúvida alguma, vivemos nesta campanha a plenitude deste lema rotário anual: “Servir para transformar vidas”. E é isto que estamos fazendo, com a ajuda de cada um de vocês.

Rotary de Itaúna. 14.01.2022

ROTARY DE ITAÚNA SE MOBILIZA PARA ATENDER DEMANDA DE ITAUNENSES