Relatório de Atividades e Balanço Social  “Não Deixe essa luz apagar”

Relatório dedicado aos parceiros e à sociedade civil, com apresentação das atividades e balanço social do Evento “Não deixe essa luz apagar” realizado pelo Rotary de Itaúna pela primeira vez em 29 de setembro de 2022.

“Hoje em dia o indivíduo que está em melhor situação não é aquele que possui a maior garra ou a maior presa. É aquele que conscientizou-se plenamente de que o seu sucesso depende do sucesso dos outros homens na comunidade em que ele vive; de que o sucesso de sua comunidade depende do sucesso de outras comunidades; de que ninguém basta a si mesmo; de que nenhum homem alcança o sucesso sozinho”.

Paul P. Harris – fundador do Rotary.

Sobre o Rotary de Itaúna

Fundado em 17 de abril de 1965, o Rotary de Itaúna, inscrito no CNPJ sob o nº. 20.899.357/0001-60, é entidade civil em plena atividade, sem fins lucrativos. sendo declarado como utilidade pública pela lei municipal nº. 4.588/2011. Como clube rotário, possui ainda declaração de utilidade pública estadual, pela Lei mineira nº. 18.360/2009, e federal, através da lei nº. 5.575/1969.

O Rotary é uma agremiação de pessoas engajadas no serviço à comunidade onde vivem e trabalham, através de sua profissão e de colaborações individuais ou coletivas, com iniciativas próprias ou auxiliando outras entidades, visando à melhoria do meio-ambiente e do bem-estar social, não somente no campo restrito à localidade em que habitam, mas também de modo universal, considerando a família humana como um todo e cada ser humano como um irmão, todos merecedores de igual respeito e consideração, sem preconceitos de raça, cor, religião ou política.  Desde 1965 estamos servindo à comunidade itaunense. Desde 1905 fazemos a diferença no mundo!

“Não Deixe essa luz apagar”

Ao longo dos anos o Rotary cresceu e se adaptou. O mesmo ocorreu com nosso clube. Acabamos de passar por uma pandemia. Ficamos praticamente 02 anos enclausurados.

O ciclismo foi uma das modalidades que mais cresceu durante o período de pandemia, com explosão no número de adeptos. Os benefícios para os praticantes são conhecidos e inquestionáveis.

Lado outro, o preço do leite em nosso país chegou a mais de R$ 7,00, chegando a custar R$ 10,00 em algumas partes do nosso Brasil.

(https://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2022/06/29/leite-entre-r-7-er-10-chama-atencao-dos-consumidores-e-gera-memes-veja-motivos-da-alta.ghtml)

Por que não, então, juntarmos o esporte que mais cresceu no Brasil nos últimos anos e ainda podermos arrecadar litros e mais litros de leite para a comunidade itaunense, através de suas diversas instituições beneficentes?

Fomos inspirados pelo Companheiro Leonardo Antônio, do Rotary Divinópolis Leste, e também por um dos principais nomes do Brasil quando o assunto é desafio sobre duas rodas, o ciclista mineiro Thiago Drews, mais conhecido como Brou Bruto. Desta forma propusemos às academias que conhecíamos, que nós rotarianos do Rotary de Itaúna frequentávamos, um pedal solidário com duração de 24 horas!

Durante 24 horas iríamos pedalar, intercalando o tempo entre as academias, para chamar atenção da sociedade itaunense. Durante todo esse tempo iríamos arrecadar caixas de leite que posteriormente seriam doadas!

Lâmpadas da solidariedade foram ligadas às bicicletas. Não poderíamos deixar de pedalar, senão nossa lâmpada solidária se apagava.

E em pouco mais de um mês, nosso projeto saiu do papel para a realidade. O projeto foi abraçado por amigos e parceiros. E foi um sucesso!!! Por este motivo sentimo-nos na obrigação de apresentar o presente “Relatório de Atividades e Balanço Social do Evento”.

Nosso 1º ano de evento – 2022

Data 30 de setembro a 01 de outubro

Duração: 24 horas – Início 14 horas

Local: Marka Veículos – Prainha

Bikes 07, sendo 04 mountain bike, 02 spinning e 01 liquidificador (Unimed Divinópolis)

Academias: 08 parceiras

Parceiro Internacional: Luz All Abilities – Austrália

Arrecadação:4.800 litros de leite em caixinha, mais leites especiais para alimentação via sonda, leites em pó para bebês e leites sem lactose.

Arrecadação aproximada de 5.000 litros de leite!

Parceiros em 2022

LocalMarka Veículos
BikesFokus – FKS Bikes
AcademiasO2, 4Fit, UpFitness, Corpo e Forma, Toca, Estação, Exclusiva e Ideally.
SomDiná Eletromusical (som e iluminação)
FotosÉlcio Júnior – Fineart (fotos e vídeo)
LoungesMaritha Decorações
InfantilTio Lucas, Let´s Go e Turma da Pipoca
AlimentaçãoFavoritto´s Burguer e Pedra Negra
Frutas e Café da ManhãVarejão Irmãos Pereira e Panificadora Trigos
DivulgaçãoJornais, TV´s, Instagram, Influencers

Entidades Beneficentes – 20

1. Fundação Frederico Ozanan (Asilo) ;
  2. Hospital Manoel Gonçalves de Souza
  3. Centro de Recuperação e Assistência Integrada – CRASI;
  4. Instituto Santa Monica – APAE ;
  5. Grupo Espirita Francisco de Assis ;
  6. Associação de Voluntários no Apoio ao Combate do Câncer em Itaúna e Região (AVACCI) ;
  7. Creche Pequeno Polegar ;
  8. Creche – Casa Betânia (Obras Sociais da Paroquia de Nossa Senhora da Piedade) ;
  9. Creche Branca de Neve ;
  10. Associação Beneficente Lar Fraterno de Itaúna ;
  11. Albergue Fraterno Bezerra de Menezes ;
  12. Comunidade Terapêutica – Força e Luz ;
  13. Comunidade Terapêutica – Mães e Filhos ;
  14. Casa Azul (Obras Sociais Paróquia de Santana) ;
  15. Casa Lar Dona Cota (Fundação São Vicente de Paulo) ;
  16. Casa Lar (Associação Comunidade Sagrada Família) ;
  17. Comunidade Terapêutica – Magnificat ;
  18. Comunidade Terapêutica – CREVA ; e
  19. Projeto Aquarela – Casa Azul (Obras Sociais da Paróquia de Santana).
  20. Fundação Rotária

Outros Projetos do Rotary de Itaúna

Ao longo dos cinquenta anos de existência do Rotary de Itaúna, fundado em 1965, diversos foram os projetos já realizados pelo clube em Itaúna/MG.

Impossível listar todos os projetos, de mais de cinco décadas de existência do Rotary de Itaúna, em poucas linhas.

Sem dúvida alguma somos conhecidos por nosso BOI NO ROLETE, evento já realizado durante dez anos consecutivos, apenas paralisado em razão da pandemia. Retornaremos no próximo ano.

Destacamos ainda a participação na criação da APAC – Associação de Proteção e Assistência aos Condenados – em Itaúna e o soerguimento da Granja Escola São José, na década de 1990, que abriga atualmente a Escola Municipal Dona Cota. Além de efetiva atuação durante as chuvas ocorridas em 2022.

E ainda realizamos os seguintes projetos, a maioria deles, anualmente:

Campanha Sorriso Largo (com recolhimento, limpeza, triagem e doações de brinquedos às crianças carentes de nossa cidade); Palestras Vocacionais realizadas nas escolas públicas da cidade; Projeto Livro para todos (doação de livros); Concurso cultural de redação e desenho (realizado com alunos de escolas municipais); Revistas usadas (manutenção de pontos de leitura em hospitais e órgãos públicos da cidade); Mérito Profissional (homenagem a profissionais de destaque); Banco de Equipamentos Hospitalares (cadeiras, andadores e muletas); Plantio de Árvores eProjeto de Subsidio distrital “Faça um sorriso brilhar”.

Neste último projeto, “Faça um sorriso brilhar”,o Rotary de Itaúna realizou palestras educativas sobre saúde bucal em toda a zona rural da cidade de Itaúna. Após as palestras, realizadas em parceria com a Prefeitura de Itaúna, distribuímos quites compostos de cartilha educativa, escova de dente, creme e fio dental. O interesse do Rotary, neste projeto, foi alertar a população sobre os problemas de saúde bucal e conscientizar as crianças da importância de uma correta escovação de dentes. As 3.500 pessoas que residem na zona rural de nosso município foram beneficiadas.  Estamos sempre trabalhando para a comunidade!

Mensagem da Comissão Organizadora

Lutamos arduamente para atingir todos os objetivos ideais de servir preconizados em Rotary. Com a benção de Deus e a ajuda de nossos associados, familiares, parceiros e voluntários, podemos afirmar que o Rotary de Itaúna alcança, há mais cinquenta anos, sucesso em sua missão, sendo um atuante clube prestador de serviços.

Apesar das inúmeras conquistas alcançadas pelo Rotary de Itaúna desde 1965, temos a consciência que a realidade social de nossa cidade está longe de ser considerada e ideal. Por isso continuaremos agrupando forças para a ampliação de nossos eventos e força de trabalho.

E para tal propósito, contamos sempre com a ajuda do empresariado itaunense e, juntos, seguiremos construindo um futuro mais digno e justo para toda a coletividade.

“A humanidade desliza e tropeça de tempos em tempos, mas apesar disso luta sempre para evoluir. Acredito, sinceramente, que a vida tem muito mais belezas ocultas a serem desvendadas do que aquelas que já foram descobertas. Estou certo de que não é mais dinheiro que precisamos. Precisamos de inspiração, precisamos compreender melhor as bênçãos do quotidiano que estão ao alcance de todos nós” (Paul P. Harris).

Apenas neste evento “Não deixe essa luz apagar” conseguimos arrecadar mais de R$ 35.000,00 em litros de leite, que foram doados às instituições beneficentes de nossa cidade.

Muito obrigado a você, que sempre acreditou, contribuiu, apoiou e colaborou para o sucesso de nossos projetos.

Faça parte do Rotary de Itaúna!

Use seus conhecimentos para o bem e para fazer a diferença em projetos que vão além de nossa comunidade. Ajude a mudar o mundo.

Faça parte de uma grande rede mundial de amizade e companheirismo que hoje possui representação em mais de 200 países, estando o Rotary dividido em 532 Distritos, nos quais se aglutinam a apreciável marca de 33.000 Clubes, congregando mais de 1.228.000 associados em todo o mundo.

Reuniões às quartas-feiras, às 20:00 horas, no Tropical Tênis Clube, rua D. Alzira Matos, nº 150, Cerqueira Lima, Itaúna/MG.

Relatório de Atividades e Balanço Social  “Não Deixe essa luz apagar”