Ata de Reunião do Rotary de Itaúna 10

Reunião nº: 10 – Data: 05/09/2018 – Local: Tropical Tênis Clube
Responsável: Cp. José Márcio Machado de Oliveira Lara
Tema: Misíon de Observación Internacional de Las Elecciones Congresuales de 2018 em Colombia
Presidente: Cp. Leonardo Santos Rosenburg
Secretário: Cp. Henrique Rocha Penido
Protocolo: Cpª. Dagmar de Lourdes Barbosa Soares
Mesa principal: Presidente Leonardo, Cp. José Márcio e João Paulo Santos Souza
Frequência*: 82% Recuperações: 02 Dispensa: 01 – Hélcio
Convidados: 03 Visitantes (rotarianos, rotaractianos ou ASR): 00

Desenvolvimento da reunião: A Diretora de Protocolo nomeou a mesa diretora dos trabalhos e passou a palavra ao Presidente Leonardo que cumprimentou os presentes e solicitou que de pé fosse feita a saudação ao pavilhão nacional. A Diretora de Protocolo realizou a leitura dos aniversariantes da semana e das efemérides mais importantes. O Companheiro José Márcio Machado de Oliveira Lara apresentou o palestrante da noite. O advogado itaunense João Paulo Souza começou informando que foi convidado pelo IIDH-CAPEL – Instituto Interamericano de Derechos Humanos – Centro de Asesoria y Promoción Electoral, para acompanhar, na condição de observador acadêmico, as eleições do Congreso de la República (deputados e senadores), que aconteceram no dia 11 de março de 2018 na Colômbia. A Missão de Observação, composta por cerca de 250 membros, teve cinco brasileiros. A eleição acompanhada por João Paulo foi a primeira em que as FARC – Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia atuaram na condição de partido político, após um longo tempo de atuação na guerrilha armada. Após uma curiosa explanação sobre o tema, João Paulo disse que se sentiu muito honrado com o convite. Ao fazer uma rápida leitura sobre o processo eleitoral colombiano, João Paulo afirmou que “como um todo, (o processo) busca a seriedade, a transparência e a participação da população”. Finalizada a apresentação o Presidente agradeceu ao Palestrante, pai de nossa intercambista Lara Cândido Souza (Bélgica 2017/18), e lembrou a todos a reunião de companheirismo no dia 29 de setembro de 2018, sábado, ao meio dia, no restaurante No Mei du Mato, de propriedade da Companheira Gleice, oportunidade em que saborearemos uma leitoa recheada. Solicitou por fim que de pé, saudássemos o pavilhão. Logo após foi servido o jantar de companheirismo. Esta ata foi redigida pelo Diretor Secretário do clube, Henrique Rocha Penido.

Ata de Reunião do Rotary de Itaúna 10